[GUA] Conheça a história do Grupo União e Amizade, os "peladeiros" do CASSAB

Confira esta bonita carta, escrita pelo SO RR Aluízio Dantas, ex-presidente do CASSAB, que nos conta a história da famosa pelada das quartas-feiras no clube.

O CASSAB foi inaugurado em novembro de 1979, a primeira diretoria teve como presidente o então SO Borges,que realizou um ótimo  trabalho,de 1979 a 1981.
       A segunda diretoria do clube, teve como presidente o SO Guerra, no período de 1981 a 1983, foi nessa época que eu (Aluízio Dantas), fui convidado a participar como diretor do departamento de esportes.
O departamento esportivo caminhava bem, mas necessitava ser mais incrementado; foi então que teve início a “Casadinha” das sextas-feiras, com futebol de salão e seresta.
O futebol começava por volta das 19:00h; normalmente os maridos vinham de carona com outros colegas; mais tarde, as esposas também vinham umas com as outras.
       Por volta das 22:00h, já encerrado o futebol e os homens de banho tomado,  ocorria a “animada seresta”! O presidente do CASSAB pediu que eu assumisse também o departamento social, com isso essa programação passou a funcionar bem melhor nos dois departamentos, permanecendo assim por um bom tempo. Posteriormente, com o engrandecimento da seresta, que passou a ser o evento social mais importante do Clube, Vavá, então Diretor Patrimonial, sugeriu que deveríamos realizar a “pelada” nas quintas-feiras, para que pudéssemos assar uma carninha, acompanhada com cerveja, refrigerantes e aquele papo animado depois do jogo, o que efetivamente ocorreu.
Em 1989, durante minha gestão como presidente do CASSAB, o departamento de Esportes sugeriu que fossem criadas atividades noturnas às terças e quintas feiras dentro da programação regular do Clube (voleibol, futebol de salão, musculação), aberta a todos os sócios, o que fez com que a pelada passasse para as quartas-feiras, situação que prevalece até os dias atuais. Embora esse grupo de pelada seja independente da administração do Clube, pois as dependências do
CASSAB são regularmente alugadas por meio de contrato anual de locação, a solicitação da mudança de data foi imediatamente aceita.
Nessa questão particular do aluguel, o grupo sempre optou pelo contrato oneroso, até mesmo para ter a possibilidade de trazer o convidado que seja interessante para nós, independente de ser sócio ou não do CASSAB, embora em muitas oportunidades a diretoria demonstrou interesse na não percepção dos valores em razão dos serviços prestados pela maioria dos peladeiros ao
CASSAB, pois o grupo sempre foi majoritariamente formado por presidentes e ex-presidentes, diretores e ex-diretores, conselheiros e ex-conselheiros, além de um grande número de sócios e de ex-sócios.
No decorrer do tempo, surgiu então um problema diferente a ser resolvido: o limite de idade para jogar. Alguns colegas traziam filho ou convidado eventual muito mais jovem que a média de idade do grupo, o que dificultava a participação dos “coroas” na competição, bem como tornavam as partidas pouco interessantes em razão do desnível de força, velocidade, etc. Foi então que o grupo decidiu que a idade mínima para participar da “pelada” seria a partir dos 40 anos (mais jovens, somente no gol). Esse critério continua sendo mantido até hoje.
Por volta do ano de 2006, nós tínhamos entre nós um dos fundadores do grupo, Jorginho  (o ex-Capitão do exército Jorge Francisco), que era chefe de gabinete do Deputado Federal Jair Bolsonaro, que o convidou para participar da pelada. Bolsonaro permaneceu conosco no grupo desde então (inclusive era um bom peladeiro), onde era apenas o Jair; nada de “deputado” ou “excelência”, o que, acredito, reforçou ainda mais sua integração conosco. Merece destaque que nos aproximadamente 20 anos de Jair no grupo, nunca – em nenhuma hipótese – , algum colega chegou a pedir-lhe qualquer favor político que fosse.
       O grupo sempre foi administrado por uma comissão de amigos dedicados, desde 1983 até os dias atuais, contamos com a valiosa participação de: Jorginho, Santos,Fernando, Dantas, Andrade, Guerino, Broetto, Carvalhinho, Adalberto, Dilson, Carlinhos, Daniel, Dâmaso, Lúcio, Mendes, Jorge Duarte... Tivemos também o apoio logístico de vários outros generosos companheiros!
A “pelada” funcionou por muito tempo sem ter um nome específico, por iniciativa do amigo Jorge Francisco( Jorginho) e com a ajuda de outros pensadores, foi aprovado o nome
Grupo União e Amizade” (GUA).
       Percebemos que era muito agradável e saudável a interação das esposas e filhos,no início nos encontrávamos com mais frequência, portanto quando não havia agenda disponível no clube, alguns companheiros ofereciam gentilmente a sua residência para fazermos os “Encontros do GUA”.
     Tínhamos o critério de comemorar os aniversários dos peladeiros e das suas esposas, cantávamos parabéns e todos recebiam uma lembrancinha, era muito animado... Algumas vezes até fizemos passeios de barco no Lago Paranoá!
       Atualmente nos encontramos de três em três meses, como bons festeiros, não abrimos mão da nossa tradicional festa junina, a divertida brincadeira do “amigo oculto” e o passeio à Caldas Novas, duas vezes ao ano.
       Durante a existência do GUA tivemos a participação de militares da FAB, do Exército, da marinha, da PMDF e dos Bombeiros/DF, funcionários do TRF, funcionário da Receita Federal, chefe de Gabinete da Câmera dos Deputados, presidente do Minas Brasília Tênis Clube, professores, profissionais liberais, funcionários públicos, delegado da Polícia Federal,  Ministro do Tribunal de Contas da União, Juiz de direito e, como já dito, do Deputado Federal Jair Bolsonaro, hoje nosso estimado “Presidente da República”.
       Como podemos constatar o “GUA” teve início em 1983, formado por um grupo de valorosos cidadãos e suas respectivas famílias; esse grupo tão especial se mantém até os dias atuais,graças ao dinamismo, ética, união e amizade dos seus participantes.
Deus os abençoe!⚽🥅🏃🏻🤗

(Histórico relatado por Aluízio Dantas, José Maria de Andrade e Aluísio Mendes em outubro de 2019)
 
Confira as fotos deste grupo emblemático!



















[GUA] Conheça a história do Grupo União e Amizade, os "peladeiros" do CASSAB [GUA] Conheça a história do Grupo União e Amizade, os "peladeiros" do CASSAB Reviewed by Clube de Associados - Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica em Brasília on sábado, maio 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.